Skip to content
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

A EURORDIS está a realizar um inquérito sobre os registos de doenças raras

October 2012
Rare Disease RegistriesOs Registos de Pessoas com Doenças Raras constituem instrumentos cruciais para aprofundar os conhecimentos sobre as doenças raras, dar apoio à investigação fundamental, clínica e epidemiológica e para a vigilância pós-comercialização dos medicamentos órfãos e dos fármacos utilizados em indicações que não as autorizadas. Além disso, e isto é muito importante para os doentes e para as suas famílias, estes podem ser vitais no apoio ao planeamento dos serviços de saúde e sociais.

Dada a importância dos registos e na perspetiva da criação de uma Plataforma Europeia para os Registos das Doenças Raras, a EURORDIS está a realizar um inquérito online para congregar as ideias e as expetativas dos doentes sobre este assunto.

Convidamos os doentes, os seus familiares e os representantes dos doentes a preencher o questionário clicando na ligação abaixo. Incentivamo-los ainda a encaminhar este pedido a outros membros das suas organizações para que possamos ter uma representação significativa de cada doença.

Ir para o questionário

De acordo com as boas práticas na recolha de dados deste género, as respostas serão anónimas e não será possível detetar a identidade ou o endereço dos participantes.
A opinião de cada doente é essencial: quanto maior o número de respostas, melhor a voz dos doentes se fará ouvir.

Veja o contador de respostas!

Este inquérito é realizado no âmbito do projeto da Plataforma Europeia para os Registos das Doenças Raras (EPIRARE). Este é um projeto a três anos cofinanciado pela DG de Saúde e Defesa do Consumidor da Comissão Europeia no seio do Programa de Ação Comunitária no Domínio da Saúde Pública.
Os resultados preliminares do inquérito da EURORDIS serão apresentados na Oficina Internacional «Registos de Doenças Raras e Medicamentos Órfãos», a realizar a 8–9 de outubro de 2012, organizada pelo EPIRARE no Instituto Nacional de Saúde Italiano, em Roma.  

Para mais informações:

Monica Ensini
Gestora Principal para os Registos e Biobancos, EURORDIS

Tradutores:
Ana Cláudia Jorge e Victor Ferreira